Tuesday, February 21, 2012






Relaciono-me bem com o que não chegou a acontecer. Nos últimos dois anos diversas foram as possibilidades de projectos associados ao Reactor. Algumas concretizaram-se, outras estiveram na iminência de se concretizarem, outras terão sido apenas adiadas: um livro reunindo uma selecção de textos ou uma publicação anual reunindo conteúdos novos e outros aqui publicados. No meio dessas ideias, produziram-se coisas que nunca chegaram a ser aplicadas. Como este banner desenhado pelos excelentes Exóticalia.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Teremos oportunidade de falar melhor nisto. A Graphis premiou recentemente três designers portugueses: Sérgio Alves na categoria Cartaz; João Machado na categoria Livro; enquanto Eduardo Aires conquistou o Graphis de Platina pelo design de embalagem de uma aguardente da Esporão.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




À Graphis fica a sugestão para um possível premiado no próximo ano, o muito interessante livro Eduardo Souto de Moura Atlas de Parede. Imagens de Método, desenhado por João Faria.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Souto de Moura que iniciou recentemente o seu Ciclo de Aulas na FAUP, mensalmente às segundas. Dia 19 de Março, Siza.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Falando em Ciclos, entre os actuais, um dos meus preferidos aproxima-se do fim. Mas em Facing Forward – Art Theory From a Future Perspective, mas ainda há tempo para assistir a Hans Belting e Iwona Blazwick discutirem o Futuro Museu (8 de Março), Rem Koolhaas a projector a Cidade Futura e o estimulante Homi K. Bhabha a pensar o Futuro do Futuro. A imagem do evento é da autoria de Felix Weigand.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Expectativas altas, muito altas, paras as as Jornadas Cantianas. Paulo Cantos debatido (na Oporto, dias 16 e 17 de Março) por Massin, Robin Fior, Olga Pombo, Jan Middendorp, Uta e Thilo von Debschitz. Por todas as razões (mas pessoalmente por Thilo von Debschitz e por Robert Massin) imperdível.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Expectativas altas, para a próxima PA/PER VIEW, terá lugar em Bruxelas (a minha cidade do momento) entre 23 e 25 de Março. Espero lá estar com o 2º número da PLI.
‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹




Não sei se estará à venda na PA/PER VIEW, eu recebe-lo-ei em breve (assim os Correios não falhem). Do que vi e do que sei, o livro nas mãos não defraudará, falo do catálogo Theatre of Hunters de Pedro Barateiro.

No comments:

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com