Saturday, November 21, 2009





GRAFICA FIDALGA


Soube ontem, através de um e-mail de um amigo paulista que a fabulosa Gráfica Fidalga tinha sido encerrada. Visitar a Fidalga (algo que há muito tinha agendado e sempre adiado) seria uma visita à história do design gráfico, naquele espaço magnifíco de um gráfica popular onde um grupo de velhos tipógrafos continuam a utilizar a letterpress numa Heildelberg de 1929 certamente semelhante aquela que, há anos, experimentei numa gráfica em Viseu.




Quero acreditar que a Gráfica Fidalga não morreu, apenas se fez uma pausa no lambe-lambe de rua mas a qualquer momento aqueles portões da garagem vão voltar-se a abrir e aquelas mãos experientes do Maurício, do Carlão e do Carlinhos, por entre cães a entrar e a sair, vão voltar a tirar das gavetas os vários tipos, vão voltar a dispo-los na velha máquina e, então, o cheiro da gráfica, o ruído da gráfica, o lambe-lambe, a experiência visual e fisíca do design voltará a surgir esperando, assim o desejo, pela minha visita.

5 comments:

Henrique Nardi said...

Gráfica Fidalga e a
relevância dos tipos móveis

http://www.designbrasil.org.br/portal/artigos/exibir.jhtml?idArtigo=1683

H.

REACTOR said...

Obrigado pelo link Henrique. Não conhecia este seu excelente artigo sobre a Fidalga.

abraço

nitrofurano said...

entretanto, do Henrique obtive esta resposta: http://twitter.com/henriquenardi/status/5926376124 - trabalhar com tipos móveis em madeira, e melhor ainda, a utilizar tipos de letra desenhados e talhados por mim mesmo, é um sonho que espero ainda poder realizar em vida! :)

REACTOR said...

Fantástico :)

nitrofurano said...

obrigado e também acho! :) e também estou muito curioso por ver resultados de projectos semelhantes! E fica a sugestão para o Henrique e Tipocracia organizarem workshops de entalhe de tipografia de madeira! De certeza vão aparecer resultados surpreendentes, e com potencial de diferenciação e também de perpetuarem! :)

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com