Sunday, November 29, 2009







Exposição

Tendo já recebido mais de 40.000 visitantes, a exposição Quick, Quick, Slow vai prolongar-se até 3 de Janeiro, a convite do Museu Colecção Berardo. No próximo dia 5, Sábado, às 11 horas realiza-se a única visita guiada à exposição que será orientada por mim. Inscrições via site da experimentadesign.




Polémica

Subitamente, numa amena quinta-feira do mês de Outubro, uma notícia
publicada na edição on-line do jornal i agitou este quintal de brandos costumes que é o design português. Em título lia-se Meio milhão de euros sem concurso público para comemorar a república e no corpo da notícia, assinada por Rute Araújo, surgiam-nos detalhes “Só o design do portal inaugurado em Julho (www.centenariorepublica.pt) custou 99,5 mil euros. É o valor mais elevado até agora, seguido de perto pela "prestação de design global do estacionário da comissão e materiais de suporte à comunicação dos diferentes eixos programáticos". Nome comprido para designar os envelopes, canetas, panfletos e outros materiais de divulgação. Preço: 90 mil euros. Ambos à empresa do designer Henrique Cayatte."

A polémica, ainda que suave, desencadeou-se nas redes sociais e na blogosfera, primeiro aqui e depois, bem fundamentada, aqui. Que eu tenha conhecimento Henrique Cayatte ainda não prestou qualquer declaração sobre o assunto. Talvez devesse, seria igualmente uma forma de, eventualmente, conduzir a polémica para um debate mais consistente sobre um tema raramente abordado: as relações entre os designers e o estado.







Documentário

A tendência de cinema documental vai-se felizmente ocupando cada vez mais do design. Há cerca de um ano colaborei num projecto de produção de um documentário sobre Sebastião Rodrigues. Agora, conhece-se o trailer do aguardado documentário The Visual Language of Herbert Matter realizado por Reto Caduff.






Leituras (e outras deambulações)

Com teses de mestrado e trabalhos de licenciatura a ocuparem-me crescente tempo de leitura, não surpreende que a coluna de páginas impressas que aguardam ser lidas vá aumentado. Ainda mal folhei as páginas da F.R. David e da Corridor 8, ainda não tive tempo de ler com atenção os belíssimos textos de Ivo Martins do excelente catálogo (grande trabalho de Martino&Janã) do Guimarães Jazz 2009. Mas hoje trago outras sugestões: a primeira, é a História do Design Gráfico de Meggs recentemente publicada pela Cosac Naify, excelente tradução, excelente paginação, pelo menos tão bom quanto o original. A segunda, quatro textos essenciais, reunidos sobre o título Quatro Ensaios à Boca de Cena, sobre programação e política cultural; em muitas daquelas páginas pode-se substituir a palavra "tratro" pela palavra "design" que o a reflexão crítica sobre a dificuldade de ensinar, criar e pensar a disciplina se mantêm. Para além das leituras, ficam algumas sugestões soltas para o novo projecto nos Emissores Unidos e o encontro africa.cont na Gulbenkian. No último dia do encontro, neste sábado em que estarei no Berado, os Beach House esperam-nos no Teatro Tivoli, a não perder

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com