Monday, September 22, 2008

DESIGN NO CÂMARA CLARA

O programa de ontem, na RTP 2, Câmara Clara foi dedicado ao design, tendo como convidados Guta Moura Guedes, Directora da ExperimentaDesign e Luís Santiago Baptista director da revista arq./a.





Falou-se da relação entre design e arquitectura; de diluição de fronteiras disciplinares; de Peter Zumthor e Miguel Vieira Baptista; do clip e do tempo.

Foi meia-hora de conversa ligeira, animada por um trio seguro e sedutor. As intervenções de Guta Moura Guedes e de Luís Santiago Baptista não nos ofereceram nenhuma ideia forte; o diálogo entre eles, civilizadíssimo, não nos ofereceu “ponta” de contraditório. Guta insistiu na preocupação da ExperimentaDesign “fazer algo novo” preocupação aliás, de superfície na forma e de tendência no tempo, que me parece, desde sempre, impedir que a ExperimentaDesign vá para além de um dinâmico e sedutor evento lúdico de design. Entretanto, o seu a seu dono, dentro desta orientação, a ExperimentaDesign é um evento incontornável em termos internacionais e Lisboa só ganhará em a acolher em 2009.

Qunado o programa terminou, ficámos com "sabor a pouco". Sendo tão raras as oportunidades de, em Televisão, se ouvir falar (pensar, discutir) de design em Portugal, de cada vez que a oportunidade surge esperamos que se possa ir um pouco mais longe, pelo menos um pouco mais longe do que na oportunidade anterior.

2 comments:

manuel gonzaga said...

É verdade soube mesmo a pouco.
Mas o que me pareceu durante o programa é que de certa forma todos queriam falar bem e evitar certos confrontos falar da experimenta como um sucesso...
A experimentadesign é muito importante... Ainda durante o programa Guta disse algo que devemos questionar que é o seguinte: Guta disse que a concorrência é tal no design no mundo que talvez poderiamos apostar no design de ideias, na utopia, no pensamento. penso que sim para mim o design é uma disciplina de pensamento, de concepção, de valores,...Cá em Portugal são muito poucos ou até nenhuns os que fazem design de pensamento, de protótipo e não colocam o projecto na rua, ou seja no mercado. Mas o design é uma disciplina mas acima de tudo deve aplicado na pratica, pelo menos para mim gosto de ver o meu trabalho produzido, finalizado. Não estou a desvalorizar os trabalhos ludicos, e alguns a meu ver são muito interessantes...
como o professor diz para discussão, debater sobre o design como disciplina, sim, mas estes projectos não seriam ainda mais interessantes se fossem produzidos?
mas gostei muito do debate.

Anonymous said...

Pena é também que quando se fala de design tenha de ser de um forma erudita e que apenas o design idústrial e a arquitectura se enquadra nessa categoria.
Claro que os melhores designers portugueses tinham de ser designers industriais.
Somos muito conservadores em Portugal, até na criatividade.
Design Gráfico, Design de Comunicação, Design Visual, Branding, Tipografia, Packaging... parece ser o parente pobre deste pensadores.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com