Wednesday, September 17, 2008






Depois de quatro edições em Lisboa, a ExperimentaDesign arranca amanhã a primeira edição em Amsterdam com uma intensa semana inaugural. Na edição de hoje do jornal Público, um artigo de Joana Amaral Cardoso faz uma interessante apresentação da exposição Flexibility comissariada por Guta Moura Guedes para Turim – Capital Mundial do Design e envolvendo diversas colaborações portuguesas (Pedro Gadanho, Fernando Brízio, Lidija Kolovrat).




Regressada de férias, A Barriga de Um Arquitecto comenta (e bem ) a recente entrevista de Souto de Moura ao Expresso .




Augusto M. Seabra não dá tréguas, depois de ter caído em cima de Alexandre Melo, pega agora no exemplo da instrumentalização do trabalho de Joana Vasconcelos para continuar a sua reflexão sobre questões de gosto e de poder.




De forma pertinente (mesmo que por vezes demagógica) Keith Olbermann prova-nos, em 9/11 Branding, o que todos já suspeitávamos, como o 11 de Setembro se tornou num slogan politico e comercial.




Tem o estranho nome de Typography for Lawyers, é o novo site de Matthew Butterick e merece uma visita atenta.




No Guardian saiu há pouco tempo mais um texto do sempre interessante Paul Rennie. Este é sobre a extraordinária tradição do design gráfico polaco.





A análise dos processos de comunicação em massa no contexto de um conflito militar resultou na criação do projecto Labor Camp; partindo sobretudo dos “leaflets” distribuídos no Iraque, Piotr Szyhalski desenvolve um projecto notável.




Já são conhecidos os cartazes de vencedores de Chaumont 2008. Para ver aqui.




No blog da Creative Review um bom artigo sobre o livro Posters of Cold War que o museu V&A publicou coincidindo com a inauguração (no próximo dia 25 de Setembro) da exposição Cold War Modern .




Nicole Swengley entrevista no Financial Times John Sorrel o Director do London Design Festival que acaba de arrancar.




A Hammer foi uma das grandes produtoras de cinema britânicas, sobretudo na década de 50, e os filmes de terror um dos seus géneros por excelência. Hammer Horror Poster é um site dedicado a essa delirante produção gráfica associada aos (igualmente delirantes)filmes da Hammer.




Por último, proponho a (re)leitura do inteligente artigo de Paulo Querido, publicado no Público no passado Sábado) intitulado Jornalismo: a profissão mutante, proponho ainda que ao longo de todo o texto (onde ele defende que a prática da profissão tende a ser mais freelance que o emprego com garantias e salário fixo; onde reflecte sobre o jornalista como pequeno editor (através dos blogues por exemplo); onde analisa as lógicas que orientam despedimentos e contratações etc.) onde se lê “jornalista” se leia “designer”. Depois digam-me o que vos parece.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com