Friday, May 23, 2008




A HEMEROTECA DIGITAL

A Hemeroteca Municipal de Lisboa encontra-se a desenvolver a sua hemeroteca digital.

O material já disponível para ser consultado on-line é bastante relevante e, sem dúvida, fundamental para um maior conhecimento das origens do design gráfico em Portugal.

Se a autonomia do Design em Portugal só é publicamente defendida no final da década de 1940, por ocasião do Salão Nacional de Artes Decorativas (1941), a verdade é que encontramos antes dessa data uma ideia de design de contornos bem definidos quer, no que então se denominava de artes decorativas, quer na tradição humorística, vinda da 2ª metade do séc. XIX, desenvolvida sobretudo por Raphael Bordalo Pinheiro e que assume particular importância nas duas primeiras décadas do séc. XX.



De facto, o protodesign gráfico português é indissociável do trabalho dos Humoristas, nomes como Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Leal da Câmara e, a partir do final dos anos 20, Carlos Botelho. Importa recordar que foi através dos salões dos humoristas portugueses (organizados a partir de 1912) que se revelaram ou afirmaram nomes como Cristiano Cruz, autor do fabuloso cartaz do II Salão (1913), Milly Possoz, Almada Negreiros, Eduardo Viana e, dois entre os maiores pioneiros do design gráfico português, Bernardo Marques e António Soares.

A António Soares e Jorge Barradas se deve, supostamente, a primeira tentativa de criação de um ateliê de design em Lisboa, tentativa fracassada devido à falta de encomendas.

Para consulta, na Hemeroteca Digital, encontramos algumas das publicações ligadas a Raphael Bordalo Pinheiro, nomeadamente a fundamental O António Maria, criada em 1879 ano do regresso do Brasil, e a Pontos nos ii.




Entre as revistas humorísticas do séc. XX o maior destaque vai para essa efémera publicação que foi O Riso d’a Vitória, na qual entre 1919 e 1920 colaboram Jorge Barradas, Emmerico Nunes, Leal da Câmara, que em Paris havia colaborado com a conhecida L’Assiette au Beurre, Stuart de Carvalhais entre outros.



Com outras características mas igualmente um projecto editorial decisivo, já disponível para consulta em linha, a Contemporânea criada em 1922 por José Pacheko, um dos maiores dinamizadores da cultura artística desse período. Da revista Contemporânea publicaram-se, até 1926, 13 números saídos irregularmente. Neste projecto colaboraram nomes tão diversos como Almada Negreiros, responsável pela criação das capas dos dois primeiros números, Fernando Pessoa e Marinetti, mas também António Sardinha e Canto da Maia, para além dos mais importantes humoristas dos anos 10 e 20.



Estando o projecto da Hemeroteca Digital numa fase ainda inicial, aguardamos com entusiasmo o muito que ainda falta, da ABC à Voga, da Orpheu à Athena para nos referimos apenas a revistas deste período. Diga-se aliás que o processo de digitalização não parece estar a seguir nenhum critério cronológico estando, de resto, já disponível a revista Quadrante publicada a partir de 1958 pela Associação Académica da Faculdade de Coimbra.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com