Thursday, April 10, 2008



Eis os destaques em fast forward desta semana:




Uma das, por mim, mais aguardadas Personal Views é amanhã com a presença de Jessica Helfand (já entrevistada pelo Reactor) e William Drentell. Para ver amanhã na ESAD e para ler Sábado no Reactor.




Stuart Bailey esteve recentemente em Portugal para duas apresentações, na ESAD de Matosinhos e na Culturgest em Lisboa, onde teve oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela Dexter Sinister, projecto sediado na baixa East Side de N.Y. Para quem quiser conhecer melhor o projento aconselha-se a leitura da interessante entrevista dada à Bomb Magazine pelos Dexter Sinister’s David Reinfurt, Stuart Bailey e Sarah Crowner.




Foi recentemente publicada no Core 77 uma entrevista conduzida por Allan Chochinov a Valerie Casey, a fundadora do movimento The Designers Accord. A entrevista revisita velhas reflexões sobre prioridades, valores e dilemas ligados à prática do design, ou o manifesto First Things First actualizado à luz dos valores do design sustentável.




O século XXI iniciou-se com um retorno ao discurso mais comprometido com a acção: o manifesto. Dos princípios de Hanover declarados em 1992 à versão de 2000 do FTF, da declaração de Seoul de 2001 ao Designer’s Accord de 2007, vários são os manifestos de design revistos num recente artigo no Design Activism.




Foi você que falou em Geração Otaku?.




Os Pedrita e Frederico Duarte apresentam, no próximo Sábado às 17h, na Fábrica Braço de Prata o livro "Fabrico Próprio - O Design da Pastelaria Semi-Industrial Portuguesa". Não está lá a pastelaria do meu bairro mas o livro oferece uma interessante sofisticação do imaginário, habitualmente banal, da pastelaria semi-industrial com as suas Bolas de Berlim, Bolos de Arroz e afins. Creio que, desde criança, que não não olhava para um bolo desta maneira.




Design Matters é um “internet talk radio show”, conduzido por Debbie Millman. Milton Glaser, Veronique Vienne e Steven Heller, Sagmeister ou John Maeda já ali deixaram os seus pontos de vista sobre design, o último convidado foi Abbott Miller, o arquivo podcast é pois valioso.



Já esta disponível o número 11 do @issue Journal, uma referência no que toca ào estudo das relações entre design e gestão estratégica.




O lado informe do mundo da informação - mapas que desorientam, sinaléticas que não informam - analisado pela sempre atenta Alice Rawsthorn.




Esta semana andei pelo Red Labor, espreitei as colagens de James Gallagher e voltei ao período Spectrum com o Retro Sabotage. E claro, passei pelo Typogenerator como se comprova pelo "label" do Fast Forward desta semana. Desculpem o mau exemplo.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com