Sunday, March 23, 2008



Ao pensar no Design coloca-se imediatamente a questão do desassossego ou mal-estar com alguns indícios de infelicidade. Indícios que quanto mais tentamos compreender e interpretar mais se aprofunda esse mal-estar.
Designers inquietos, teóricos e críticos desatentos, produtores (industriais) reticentes e público atónito, são o quadro do mal-estar do e no design.
Todos sentimos isso, mesmo os que se deixam arrastar pelas distorções do ambiente mediático e equívoco duma sociedade em eufórica mas forçada modernização. (...)
O Design debate-se entre Poética e Pragmática num Mercado profissional indefinido e num Território teórico mal aprofundado. Assumindo então o interesse de procurar compreender e interpretar os indícios das infelicidades do pequeno universo do Design ganha oportunidade esta reflexão.
Faça-se uma primeira aproximação ao problema que é a de compreender e interpretar aqueles indícios de infelicidade e logo de mal-estar correlacionados com factores históricos do modo de pensar e fazer em Design, ou seja, o Desenho e Método. (...)
Numa segunda aproximação passemos agora ao problema do Território do Design, que é um extenso e ambíguo campo de investigação teórica, e do Mercado do design que é o lugar social onde o designer opera profissionalmente, em diversos níveis e especialidades.
Não distinguindo o trabalho teórico de técnicas operativas, não identificando num e noutro posicionamento pragmático e atitude poética, e confundindo a nível de conceitos esses dois campos, gera-se instabilidade à deriva entre pesquisa e produção, deixando-se aberta a porta a incursões incontroláveis. (...)
Esta partilha desordenada, onde o designer compete com técnicos que disputam o seu estatuto, onde os conteúdos teóricos do Design aparecem dispersos noutras disciplinas e onde as práticas profissionais são partilhadas por outras profissões, poderá fazer desaparecer o Design como disciplina?
Significa isto que o Design se dispersará, ou se transformará ou mesmo desaparecerá como disciplina?

DACIANO DA COSTA, “DESIGN E MAL-ESTAR",
IN AAVV, Design Em Aberto. Uma Antologia, CPD, Porto, 1993.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com