Thursday, March 27, 2008




1. Neste início de ano Sagmeister parece estar em todo o lado. Khoi Vinh analisa o Sagmeister phenomenon.



2. Werner Herzog entrevista Errol Morris; Errol Morris entrevista Werner Herzog. Excelente diálogo sobre cinema e tudo aquilo sobre o que o cinema é feito, publicado no The Believer.



3. Numa semana o Governador Norte-Americano do Albany, Eliot Spitzer não só perdeu o estado de graça em que se encontrava como caiu em absoluto estado de desgraça como aqui se conta, com um extraordinário sentido de actualidade o NYMag pediu a uma série de artistas e designers (Barbara Kruger, Rodrigo Corral, Chip Kidd, John Baldessari entre outros) que fizessem a sua interpretação visual “of the governor’s very bad week”. Um excelente exemplo do modo como os designers podem funcionar como “mediadores” críticos da sociedade que os rodeia.



4. Os Experimental JetSet deram uma interessante entrevista ao Geotypografika onde explicam a actualidade da Bauhaus e como algumas referências históricas (Reyner Banham, Herbert Bayer) foram decisivas no seu trabalho.



5. O número 10 da Obscena, excelente revista de artes performativas dirigida por Tiago Bartolomeu Costa já está disponível para download. Mónica Guerreiro, António Pinto Ribeiro, Eugénia Vasques, entre muitos outros, participam neste número. Miguel Honrado, em entrevista, faz o balanço de cem dias à frente da EGEAC.



6. Dan Roam, o autor do sedutoramente ingénuo The Back of Napkin. Solving Problems and Selling Ideas with Pictures, deu uma entrevista ao MetropolisMag. “Maybe it’s not “designed” enough for you?”



7. Foi apresentado no passado dia 15 em Matosinhos o TITAN uma Bienal de Ilustração no Design que envolve um ambicioso concurso internacional. Marcando a apresentação do evento inauguraram-se em Matosinhos as exposições de José Manuel Saraiva e Ju Godinho e Eduardo Filipe. Aos sábados há conversas sobre ilustração e design; a conversa do próximo sábado é com João Paulo Cotrim. O evento é promovido pela ESAD em parceria com a CMM e a APDL. Uma palavra para o design do evento, o design gráfico é de Ana Raposo e o WebDesign de Diogo Vilar.




8. Já está disponível on-line o número 11 da excelente publicação Invisible Culture. Este número é dedicado à curadoria e o seu contexto contemporâneo.



9. Alice Rawsthorn analisa no Herald Tribune a exposição China Design Now, com trabalhos da nova geração de designers chineses que está presente no V&A.



10. Vale a pena conhecer estes nossos conhecidos 15 filmes que desconheciamos serem ficção científica, mas afinal reconhecemos ser!




11. Promovendo o novo livro "Grids: Creative Solutions for Graphic Designers" de Lucienne Roberts, a Graphics publicou on-line um dos capítulos do livro onde Lucienne Roberts desenvolve uma análise historica sobre a utilização das grelhas no design, dos livros medievais ao trabalho de Wim Crouwel ou dos 8vo.



12. Para os admiradores de Chris Ware, aqui fica esta deliciosa animação feita para o programa This America Life

2 comments:

André Mans said...

seu blog é genial!
eu como, calouro no curso de design gráfico, você me trouxe de ar de relevância e ensolarados esclarecimentos.

amei

REACTOR said...

Obrigado!

É com prazer que registo que o REACTOR tem cada vez mais leitores do Brasil.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com