Wednesday, March 12, 2008




1. A empresa de design Chermayeff & Geismer , criada por Ivan Chermayeff e Tom Geismar, está a comemorar 50 anos de existência. Chermayeff, um dos maiores designers vivos, deu uma entrevista ao Metropolis Mag que vale a pena ler.



2. Morreu, aos 70 anos, o influente arquitecto e crítico de Arquitectura Martin Pawley, co-fundador, juntamente com Peter Cook, do grupo Archigram. Pawley colaborou activamente com várias publicações como a Blueprint, The Architect’s Journal, tendo sido editor da Buildind Design e da World Architecture. O essencial do seu pensamento crítico está publicado no livro “The Strange Death of Architectural Criticism: Martin Pawley Collected Writings", editado por Peter Cook para a Black Dog Publishers.



Também o activo designer industrial norte-americano Viktor Schreckengost faleceu recentemente, aos 101 anos e após mais de meio século de trabalho projectual muito activo.

3. Num conhecido manifesto elaborado por Phil Baines e Catherine Dixon, com o objectivo de impor determinadas regras aos estudantes de design do Central Saint Martins College of Art and Design, proibia-se, num dos pontos do manifesto, a utilização de Photoshop e Illustrator. Vendo estes Desastres do Photoshop compreende-se melhor os benefícios desse “voto de castidade”.




4. É impressionante o olhar que o excelente fotógrafo canadiano Edward Burtynsky lança sobre a Industria chinesa. A produção em série e a instrumentalização do trabalho humano levadas ao extremo.




5. No City of Sound, já sabemos, é difícil encontrar um texto menos bom. Contudo, o magnifico texto de Dan Hill The Street as platform publicado já no dia 11 de Fevereiro merece ser destacado, trata-se de um dos melhores ensaios publicados num blogue nos últimos tempos.




6. Chama-se Know Your Values e é um novo site que convida designers a filmarem breves depoimentos sobre o seu trabalhos, motivações e princípios. Um site na linha do A Brief Message .




7. Os designers começam a assumir o seu papel relativamente à necessária educação dos clientes. How to be a better client é um bom exemplo; sobre o assunto leia-se ainda o sugestivo 12 Breeds of Client and How to work with them.



8. Foi lançado no passado dia 06, na Casa Fernando Pessoa, o livro do meu amigo Luís Carmelo intitulado “A Expressão na Rede. O caso dos blogues”, editado pela Magna. Uma obra a incluir, doravante, em qualquer bibliografia sobre o tema.




9. Ben Archer publicou na Typotheque um interessante ensaio intitulado Eric Gill got it wrong; a re-evaluation of Gill Sans onde desenvolve uma consistente análise sobre o trabalho de Eric Gill.



10. Já saiu o número 3 da revista Le Gun, criada pelo homónimo estúdio londrino, parece uma fanzine sofisticada, parece bem!




11. Vale a pena ver esta breve passagem de um documentário da BBC sobre a obra de Philip Jonhson onde encontramos este comentário (provavelmente do final dos anos 60) de Susan Sontag sobre uma das obras do arquitecto norte-americano.

3 comments:

Anonymous said...

A Le Gun não foi criada pelo estúdio homónimo, mas por alunos e professores do RCA, no RCA.

REACTOR said...

Obrigado pela indicação; não tinha a certeza. Sabia que o Mathew Appleton e o Neal Fox que (julgo) terem estado ligados à criação do projecto eram do RCA mas estava convencido que a Le Gun estava associada a um estúdio autónomo.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com