Saturday, January 12, 2008



PERMITIDO FUMAR!

Pensemos no famoso "Papier Job" criado em 1897 por Alphonse Mucha, nas publicidades de Robert Béreny para os cigarros Mondino e de J. C. Lyendecker para a Chesterfield na década de 1920 ou, ainda, no trabalho de Donald Brun para a Gauloises e de Tetsuo Miyahara para os cigarros Jazz St. Germain durante os anos 60, muitos foram os artistas gráficos e os designers que ajudaram a promover a venda do tabáco, inicialmente promovido como auxílio medicinal destinado a fins tão variados com a cura da bronquite ou o combate à obesidade.

Através das campanhas publicitárias a marcas de cigarros, podemos analisar uma encenação dos estereótipos vingentes nas diversas épocas, a publicidade permite, assim, figurar valores, preconceitos, lógicas de relações sociais mesmo que, com frequência, os subverta.

Ficam todos informados, neste "post" vai ser permitido fumar.












1 comment:

anauel said...

Se não fosse algo já de si tão evidente, estes anúncios bastariam para perceber que fumar faz mal... lol. O meu favorito é, sem dúvida, o do cabeleireiro (será este o famoso Vidal Sassoon?) que diz, confiante, que se é para fazer a coisa é para fazer como deve ser...

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com