Tuesday, January 29, 2008




1.



Segundo avançou a Rádio Renascença (e o Público noticía) citando fonte governamental, o primeiro-ministro, José Sócrates, já tem em curso a remodelação do Governo, estando de saida, entre outros, a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima. São, até prova em contrário, boas notícias para a Cultura.

Sobre cultura política é o texto ontem publicado por Marco Aurélio Nogueira, no excelente La Insignia, intitulado "O poder da cidade". A descrição de Marco Nogueira tem, como pano de fundo, a política no estado de São Paulo mas o texto tende a ter uma precisão totalmente universal: “O poder político costuma ser visto como dotado de valor em si, isto é, como uma posição a partir da qual seu ocupante pode tudo, ou quase. Na tradução nacional, isto também significa, muitas vezes, estar acima da lei e ser indiferente às expectativas sociais. Ou seja, um político é tratado, em geral, como alguém que trabalha intensamente por seus próprios interesses, quando muito os misturando com os interesses de alguns grupos, partidos ou regiões. Dificilmente se imagina que um político possa ser um recurso social fundamental, um articulador da sociedade, um personagem sem o qual a força se converte na principal ferramenta de resolução de conflitos e problemas.”


2.



IDIOMAS, a muito interessante exposição em progresso, desenvolvida em torno das formas de comunicação gráfica contemporâneas, que Andrew Howard comissaria para o SILO (espaço cultural do Nortshooping) continua com a inauguração de "Floresta Gráfica", a quinta exposição da série, no próximo dia 31 de Janeiro.

3.



Destaque para entrevista, publicada no Believer, com o talentoso ilustrador norte-americano Charles Burns.


4.



The Last Calligraphers é um documentário, que parece belissimamente nostálgico, sobre o jornal The Musalman, criado em 1927, e o único jornal da Asia ainda integralmente manuscrito.


5.

O delicioso video que se segue é a apresentação do Adobe Illustrator 88. Pergunta-se: o que mudou a partir dali? o que mudou de então para cá?

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com