Sunday, December 16, 2007




NATAL 2007

GUIA DE COMPRAS REACTOR

Deixados na caixa de correio, dissimulados dentro de um jornal ou enviados por e-mail, os Guias de Compras com sugestões e (auto-denominados) conselhos úteis que, de uma forma ou de outra, contribuem para a estimular o impulso consumista da época, vão-se acumulando nas nossas casas (aumentado o monte de papel para reciclar). Contaminado pelo espírito natalício (ou pela construção cultural que dele fizemos) o Reactor não conseguiu evitar ceder à tentação de propor o seu Guia de Compras mas (assumidamente) “dando uma no cravo e outra a ferradura” recomendamos que antes ou depois da leitura deste post se visite o site Buy Nothing Christmas. Boas Festas!


1. ASSINATURA ANUAL DA 032C



Oferecer a assinatura de uma determinada publicação é, sem dúvida, uma óptima solução de prenda de Natal. O leque de opções permite-nos personalizar a escolha e, por outro lado, ao oferecermos uma publicação periódica estamos a assegurar que, para o presenteado, “será Natal” várias vezes ao longo do ano.

A sugestão do Reactor vai para a assinatura da revista 032C. A partir do momento em que Mike Meire a redesenhou, a 032c tornou-se provavelmente o projecto editorial mais discutido. Os conteúdos são consensualmente bons, o design editorial é quase-consensualmente mau. Mas também em relação ao design da 032c se parece aplicar o dito de Fernando Pessoa: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.


2. AMAZON KINDLE




É o leitor de e-book do momento. Não agrada a todos (P. Starck já se manifestou desencantado) mas agradará à maioria dos leitores/utilizadores. A Amazon coloca à disposição cerca de 90.000 títulos que podem ser entregues em menos de um minuto no Kindle. O preço são 399 dólares.



3. DESIGN PORTUGUÊS



O ano de 2007 confirmou uma renovação muito interessante no design de produto português. Oferecer uma peça dos The Home Project ou daBoca do Lobo (na imagem o deslumbrante "Mondrian") é uma garantia de oferecer objectos criativos, exclusivos e de grande qualidade.


4. LIVROS | EDITORES PORTUGUESES



Os editores portugueses vão descurando, cada vez menos, a importância de um bom design. Um caso exemplar é o da Tinta da China. Por 13 Euros pode-se comprar “O Arquitecto”, bom livro de Rui Tavares com uma muito boa capa desenhada por Vera Tavares.


5. TENORI-ON



Anunciado como o “digital music instrument for the 21st Century”, o Tenori-On é, sem dúvida, uma prenda muito apetecível para músicos, DJ’s e sound-designers. Custa um pouco mais de mil dólares mas parece justificar o preço.


6. DISCOS



2007 foi um bom ano em termos musicais. As opções, relativamente a novidades, são por isso muitas. Uma boa prenda é certamente o último disco dos Stars of the Lid, "And their refinement of the decline", na Amazon custa14 dólares. Entre as reedições, destacamos o magnifico "Colossal Youth", disco de 1980 dos Young Marble Giants, à venda na Amazon por 9,99 dólares.



6. DVD | PORTUGAL UM RETRATO SOCIAL



O excelente documentário criado por António Barreto e realizado por Joana Pontes está agora a ser editado em DVD. São sete DVD’s a 9,99 Euros cada um. Talvez sejam demasiados discos e demasiado caros, mas a verdade é que nunca, como nesta obra, se fez um retrato de Portugal, dos portugueses e das comunidades imigrantes, a um tempo tão rigoroso e tão poético. O documentário dá-nos ainda a fotografia de João Ribeiro e a música de Rodrigo Leão. Muito bom.


7. ÍCONES DO DESIGN



Se este Natal pretende oferecer uma daquelas peças de mobiliário de Joe Colombo ou Paolo Deganello que são actualmente verdadeiros ícones do design, ainda é possível concretizar o desejo antes do dia 25. Através da Vestígio pode-se comprar uma magnifica Elba, desenhada por Joe Colombo nos anos 60 ou uma deslumbrante Space Lounge Chair desenhada por Paco Rabanne em 1970. Esta última custa, na Vestígio, cerca de 600 euros.



8. UM MONTE DE FANZINES

Vários são os colectivos que, sobretudo em Lisboa e no Porto, vão dinamizando uma produção gráfica independente, fiel ao espírito “zine”. Os colectivos Senhorio ou A Mula oferecem-nos um largo campo de escolha a preços apetecíveis.


9. JOGOS



Se lhe parece bem a ideia de receber um jogo de tabuleiro dos anos 40 ou 50, em bom estado, com grafismos incríveis, então é sugerir aos amigos que visitem a AngelFire. Aí se encontram à venda jogos de tabuleiro, muito jogos, dos anos 40 aos anos 80, ainda por cima a bons preços.



10. VIAGEM E EXPOSIÇÃO

Um fim de semana em Madrid é sempre um presente agradável. Se o presente for gozado antes de dia 6 de Janeiro, permitirá visitar a exposição “Valores del Diseño”, dedicada ao Quotidiano, que está a decorrer no Círculo de Bellas Artes (CBA). É uma boa exposição que se vê em 2 horas, para aproveitar o resto do tempo livre Madrid está cheia de solicitações.


11. CARTAZES



Na Gigposters encontramos centenas de cartazes a bons preços.
Uma boa sugestão é escolher um ou dois de entre as dezenas de óptimos cartazes de Art Chantry aí disponíveis. Preços a rondar os vinte euros.


12. LIVROS

A questão, quando se pretende escolher um livro para oferecer, é a de optar entre um “clássico” e uma “novidade”. Deixamos duas sugestões:

De entre os clássicos, sugerimos o “Graphics Handbook” escrito por Ken Garland em 1966, à venda na Amazon por 14 dólares.



Entre as novidades editoriais de 2007, uma boa escolha é o livro editado por Zak Kyes e Mark Owens “Forms of Inquiry. The Architecture of Critical Graphic Design”. Excelentes textos e excelente design de Wayne Daly. Vale bem os 30 euros que custa.

1 comment:

Anonymous said...

Não conhecia o trabalho do The Home Project studio. Está muito bom.

Engraçado como o Reactor começa a tornar-se num recurso a consultar para se estar a par ou conhecer talentos portugueses.

Esse espaço que funcione como um ponto de encontro e de discussão por excelência ainda nao existe, mas é curioso ver o posicionamento do Reactor a mover-se nessa direcção.

Este é um dos motivos pelos quais visito este blog.

Bom Natal : )

Ricardo.

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com