Tuesday, October 23, 2007





Vamos assistindo, com crescente frequência, à passagem para livro de vários blogs. A publicação impressa parece ser um meio fundamental de “legitimar” os conteúdos publicados e de “estabilizar”, na segurança da palavra impressa a aparente instabilidade de conteúdos editados on-lines. Três blogs que muito estimo ( Indústrias Culturais, BibliOdyssey e BLDG) estão agora publicados em livro e a sensação de os ler, sentindo-os entre os dedos, envolve uma sedutora estranheza: uma espécie de medo infantil que, muitas vezes, tinha ao regressar a casa.



O New York Times dedicou um destaque de seis páginas à morte de Theresa Duncan e Jeremy Blake artistas-escritores-bloggers que se suicidaram no início de Julho. O fenómeno merece alguma atenção, num espaço de dois meses a blogosfera norte-americana conseguiu transforma-los em dois ícones e a sua vida, tal como a sua morte, tem sido alvo de inúmeras “narrações” e “encenações”. A América, sabe-se, gosta de esteticizar e as suas vítimas e, rapidamente, revela capacidade para as “comercializar”.




De linguagens de poder e do modo como a narrativa do poder torna real a ficção, fala o novo filme de Jean Soderberg The Voice. Uma fantástica metáfora do nosso mundo geo-político e dos seus extremismos feita a partir do arquivo noticioso dos últimos 50 anos.

Vale a pena ler o ensaio de Matteo Pasquinelli intitulado WARPORN WARPUNK! Autonomous Videopoiesis in Wartime uma lúcida reflexão sobre, para usar a expressão de Baudrillard, “a obscenidade do visível”.

Foi apresentado o projecto de Adam Hyde Free Manuals for Free Software. Tratam-se de manuais escritos por especialistas – como Adam Hyde ou Derek Holzer – e que podem ser lidos por não-especialistas. O design do projecto é de Lotte Meijer.



O Cineasta David Lynch juntou-se ao designer francês para Christian Louboutin e o resultado é a exposição Fetiche presente na Galerie du Passage em Paris. O que se vê é o universo de Louboutin encenado por David Lynch (as cores são absolutamente lynchianas).



Ainda não ouvi com atenção o novo Radiohead mas li, e gostei bastante, das Três reflexões sobre Radiohead e a economia dos afectos da autoria de José Luis de Vicente publicado no Elastico.



O Gothamist publicou uma interessante entrevista com Steven Heller : “Aren’t you prolific?”

David Colman seleccionou, para a New York, nove designers “Who changed – and are still changing – the way we look at our world”.

Não sei como foi possível demorar tanto tempo para conhecer uma publicação excelente como a The Diagram.




Há um novo blog sobre design escrito por portugueses, chama-se NADA , nasceu em Agosto e merece atenção.

O programa da SIC Notícias “Imagens de Marca” destaca esta semana a empresa de Design Boca do Lobo. Destaque muito merecido para uma caso particular de um estúdio de design português de incrível criatividade, notável sentido de gestão estratégica e atenta capacidade de marketing.


O site do projecto Fabrico Próprio - O Design da Pastelaria Semi Industrial Portuguesa está desde hoje online. A iniciativa é de Rita João, Pedro Ferreira e Frederico Duarte e revela uma inteligente capacidade para usar a web como espaço curatorial em design.

2 comments:

Rogério Santos said...

Eu, ao folhear o meu livro que me chegou às mãos horas atrás, também senti essa estranheza. O blogue é um espaço livre e sempre aberto, o livro é um objecto fechado. E a "legitimidade" que fala - e eu concordo - atinge outros estádios, caso de blogueiros se passarem para o mundo dos jornais e da televisão. O que significa não haver pureza no novo meio - isto é, um corte com a cultura anterior - mas um alargar o convívio dos media tradicionais ao meio mais jovem e cheio de vigor, como um irmão traquina junto dos membros mais velhos da família.

aeolean said...

Boa tarde

Conheço o trabalho da BL, Boca do Lobo, e sei que lançaram umas peças novas na colecção Limited Edition / Large Emotion e acho que são muito interessantes e têm uma individualidade única tornando-as muito especiais e um pouco polémicas.
Como poderia adicionar imagens dessas novas peças num novo artigo?

Obrigado

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com