Sunday, June 03, 2007

MINGERING MIKE: A FABULOSA CARREIA DE UMA ESTRELA SOUL IMAGINÁRIA

Hipótese 1: Entre 1968 e 1977 a estrela da música soul Mingering Mike produziu, para a sua própria editora, mais de 50 álbuns e outros tantos singles de 45rpm. Actuou em salas esgotadas e participou em 9 filmes.

Hipótese 2: Mike um adolescente natural de Washington criou em meados dos anos 60 a personagem Mingering Mike (na verdade um seu alter-ego). Juntamente com o seu irmão, uma espécie de manager musical de bairro, fez algumas actuações ao vivo e chegou mesmo a gravar algumas canções, gravações essas que, contudo, nunca chegaram a ser comercializadas. A partir de 1968 e tendo escapado à guerra do Vietname concentrou a suas energias da construção de uma editora fictícia e da sua principal estrela: Mingering Mike. Desse “invenção” resultou uma enorme produção gráfica que acabou por dar origem à colecção Mingering Mike, adquirida em 2003 pelo coleccionador Dori Hadar, actualmente alvo de crescente culto.

Hipótese 1.1 Em 2003 Dori Hadar adquiriu a colecção Mingering Mike. Essa colecção era constituída por centenas de discos da editora Fake Records e da Mingering Mike; registos em Super 8 de concertos; imenso material gráfico incluindo os desenhos originais das capas dos discos e dos posters promocionais dos concertos; e ainda centenas de gravações originais do próprio Mingering Mike, dos Outsiders, de Joseph War e outras estrelas da Soul das décadas de 60/70. Este fabuloso acervo será em breve divulgado num livro editado por Dori Hadar intitulado “Mingering Mike - The Amazing Career of an Imaginary Soul Superstar'” a publicar em breve pela Princeton Architectural Press.

Hipótese 2.1 Em 2003 Dori Hadar adquiriu numa loja de segunda mão uma colecção constituída por centenas de desenhos e ilustrações marcadas por uma linguagem sedutoramente naïf e desequilibrada. Ao estudar a colecção apercebeu-se que ela “documentava” uma suposta editora discográfica e, em particular, o trabalho da sua principal estrela Mingering Mike. Dori Hadar conseguiu localizar Mike e reconstituir o fantástico trabalho de invenção de uma estrela da música soul que, afinal, nunca existiu. A partir daqui Dori Hadar lançou-se num ambicioso projecto: concretizar a fantasia de Mingering Mike dando-lhe a oportunidade de gravar as suas velhas canções e de actuar ao vivo em várias salas norte-americanas. Com o apoio de várias editoras conseguiu, entre 2003 e 2007, tornar Mingering Mike numa verdadeira estrela da música soul. A vida e a obra de Mingering Mike será brevemente publicada num livro, editado por Dori Hadar para a Princeton Architectural Press, intitulado “Mingering Mike - The Amazing Career of an Imaginary Soul Superstar'”.






No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com