Monday, April 09, 2007

DESEMPACOTANDO A MINHA BIBLIOTECA

“Estou a desempacotar a minha biblioteca. É verdade, os livros ainda não estão nas prateleiras, não os envolve ainda o tédio silencioso da ordem. (…) Peço-vos apenas que me acompanhem nesta desordem de caixotes abertos, no ar cheio de pó de madeira, no chão cheio de papéis rasgados, sob as pilhas de livros que acabaram de ver de novo a luz do dia depois de dois anos de escuridão, para partilharem um pouco comigo o estado de espírito, nada elegíaco, antes tenso, que eles despertam (…)”. Walter Benjamin, “Desempacotando a minha biblioteca”

Semanalmente no Reactor desempacotamos um livro. O livro desta semana:

WHAT IS A DESIGNER, Norman Potter, Hyphen Press, London, 2002.



What Is a Designer, escrito por Norman Potter (designer e professor de design inglês falecido em 1995) e publicado em 1969 (Studio Vista, London) rapidamente se tornou uma referência “clássica” ao nível da teoria do design. Num registo, simultaneamente, simples (sem nunca ser simplista) e sedutor, a obra de Potter, assumidamente pensada como uma ferramenta para estudantes de design, tem o mérito de sistematizar, de uma forma extraordinariamente lúcida, um conjunto de ideias-chave acerca do design (num notável trabalho de síntese desenvolvido sobre a história, a teoria e a prática do design), de formular as “questões essenciais” (“o que é um designer?”; “o designer é um artista?”; “o que é bom design?”), de avançar respostas claras para essas perguntas, de identificar e elucidar os princípios estruturantes da disciplina, de apresentar uma série de regras metodológicas e, finalmente, de sugerir uma completíssima bibliografia.

“What is a Designer” é uma obra gerada pelo movimento de “68” (tendo sido escrita em grande parte nesse ano) do qual Norman Potter foi um dos protagonistas. Deste modo, seria natural que a obra fosse atravessada pelas “Convulsões de 68” (data decisiva na história política e cultural da Europa: é o ano em que Paris, Berlim e Frankfurt se transformam nos epicentros de processos em massa contra o status quo, tanto nas universidades, como nas ruas e nos meios de comunicação social declarando que “o poder está na rua”; é o ano em que a primavera de Praga faz desencadear um profundo movimento reformista; nos Estados Unidos o movimento Hippie politiza-se e, na sequência do inqualificável massacre da aldeia de My Lai se dão os protestos mais acesos contra o Vietname; é, ainda em 68, que se dá o assassinato de Martin Luther King e, como reacção, os motins nos guetos seguidos de violenta repressão policial; 1968, é, também, o ano de consolidação do poder estatal na Alemanha, na sequência do qual, de sucederão os ataques da Fracção do Exército Vermelho, o ano da fundação da Revista Interfunktionen e de expansão do espírito Fluxus, o ano da “morte do autor” declarada por Roland Barthes, o ano, em síntese, em que uma série de forças políticas e culturais se procuram unir para tornar realidade a ambição utópica de construção de uma sociedade pluralista e igualitária) o que verdadeiramente não acontece. Potter revela, aqui, um rigor e uma honestidade notáveis assumindo as suas convicções ideológicas mas não deixando de sublinhar que “What is a Designer” é um estudo sobre o design e não um tratado político. Em todo o caso, Potter torna claro que o design “is a socially negotiated discipline, and there are telling respects in which design questions are political questions”.

Sendo um autor injustamente esquecido, Norman Potter exerceu uma influência determinante numa série de designers e teóricos do design actualmente influentes como Nigel Whitley ou Adrian Shaugnessy. De qualquer forma, “What Is a Designer” é uma obra que permanece actual, em muitos aspectos, mesmo extremamente actual.

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com