Wednesday, October 04, 2006

Fontes de Inspiração



Adbusters www.adbusters.org

A organização Adbusters nasceu em Toronto no Canadá e desde cedo se tornou uma referência no interior da Culture Jammer. Agitadores culturais por excelência, inspiram uma nova geração de designers gráficos que acreditam na responsabilidade social e cultural do design.


AIGA www.aiga.org

O blog do American Institute of Graphic Artists (Instituto integrado na Associação Profissional de Design Norte Americana) é uma excelente fonte de informação. No seu Fórum, no qual participam activamente figuras de referência como Steven Heller (actualmente o editor do blog) ou Michael Bierut, há sempre temas pertinentes em discussão; a partir do blog é fácil mantermo-nos a par de concursos e conferências; para além disso o arquivo permite-nos aceder a projectos e ensaios críticos sobre arte, comunicação e design.

Arte Capital www.artecapital.net

Editada por Sandra Vieira Jürgens é um plataforna de reflexão e divulgação da arte e design contemporâneos actual e pertinente. Nela encontramos ensaios, entrevistas e artigos de opinião que, transversalmente, nos permitem acompanhar os debates em torno da criação e recepção artística.


Social Design Notes www.backspace.com

O Webdesigner norte-americano John Emerson tem colaborado nos últimos anos numa série de trabalhos explorando os recursos da Internet. Back Space é um blog por ele criado que se dedica ao estudo e à discussão sobre as relações entre arte, design, cultura e sociedade.


Bad Designs www.baddesigns.com

O que tem de pobre visualmente tem de rico em termos de exemplos e de simplicidade na identificação de problemas e soluções para objectos com “mau design” que quotidianamente encontramos, conseguindo, além do mais, fornecer, de uma forma muito objectiva, alguns princípios metodológicos de grande utilidade.


Be a Design www.beadesigngroup.com

Este é um blog, criado, entre outros, por Donovan Beery e Travis Gray, com semelhanças ao Design Observer ou ao Core 77 e igualmente interessante. Com vocação para o campo da tipografia mas sem esquecer outras áreas do design de comunicação, este blog não se esquece de deixar algumas “dicas” para ajudar os estudantes de design a criarem o seu portfolio.


Cactus Network www.cactusnetwork.org

Criada, entre outros, pelo designer britânico Tony Credland é uma das estruturas multidisciplinares mais activa que actualmente existe. Responsáveis por muitas iniciativas e várias publicações, entre as quais o excelente Poster Magazine “Debate”.


Center for the study of Political Graphics www.politicalgraphics.org

Entre os sites que se dedicam à história e à teoria do envolvimento político do design de comunicação este será um dos melhores, com uma excelente base de dados, muito bem organizada tematicamente, focando temas como o racismo, o sexismo, os direitos humanos, e com um muito interessante acervo gráfico.



CTheory www.ctheory.net

Criado pelos investigadores de novas tecnologias. Arthur e Marilouise Kroker, o CTheory é uma referência nas áreas da cibercultura, da arte digital e dos novos media.


City of Sound www.cityofsound.com

City Of Sound é um bom blog sobre arquitectura e design focado sobretudo nas questões urbanas e do espaço público, nele podemos ler artigos sobre diferentes temáticas desde as cidades utópicas até às relações entre biologia e arquitectura.


Core 77 www.core77.com

Este blog está para o design industrial um pouco como o Design Observer está para o Design de Comunicação, é uma referência incontornável pelo tratamento pertinente de uma série de questões relativas à cultura do design, criado por pessoas com formações diferentes, da antropologia (Bruce Tharp) ao design (Stuart Constantine) envolve uma lista extensa de interessantes colaboradores europeus (por exemplo do departamento de design da Univ. de Delft, na Holanda) e Norte-Americanos.


Design Boom www.designboom.com

De entre os sítios de Internet com informação abrangente sobre design, designBoom é, compreensivelmente, uma das estrelas: artigos e entrevistas, conferências e concursos, acervo sobre história do design e destaques sobre design contemporâneo, quase tudo o que tem a ver com Design é tratado no DesignBoom.


Design Observer www.designobserver.com

Criado por Rick Poynor e actualmente editado por Michael Bierut, William Drenttel e Jessica Helfand, é um dos blogs de referência sobre cultura do design. Formalmente é um interessante objecto de webdesign, ao nível dos conteúdos é atento, crítico, vivo e sedutor.


Design Writing Research www.designwritingresearch.org

Ellen Lupton é uma designer gráfica norte americana cujo trabalho começou por estar directamente ligado ao do designer e crítico de design J. Abbott Miller com quem partilhava a disciplina de História e Teoria do Design Gráfico na Cooper Union. Os seus textos, inspirados no pensamento de Michel Foucault, fazem uma das mais interessantes revisões críticas do lugar do funcionalismo na história do design. Na Internet, Ellen Lupton vai colaborando com muitos blogs para além de editar dois, por si criados, o Do It Yourself (www.doityourself.org) e este Writing Research onde encontramos ensaios, materiais utilizados por Lupton nas suas aulas, bem como links muitíssimo interessantes.


Design Directory www.designdirectory.com

Provavelmente um dos melhores motores de busca de design.


Design Institute www.design.umn.edu

Blog do departamento de design da Universidade do Minnesota, editado por Peter Hall, é um exemplo de um muito bom blog ligado a uma escolha mas capaz de alargar a comunicação ao exterior para enriquecimento da própria escola.


Design For the World www.designfortheworld.org

A associação DftW é uma associação de “designers sem fronteiras” socialmente muito empenhada. O site é uma óptica porta de acesso para se conhecer o modo de funcionamento da associação, o seu papel e os seus projectos. Vale, também, a pena subscrever a Newsletter.


Deformat www.deformat.net

Blog feito na Alemanha mas com edição inglesa, no Deformat podemos encontrar informação actual e pertinente sobre cultura do design com óptimos links.


Design Museum www.designmuseum.org

Museu de Design Virtual abarcando várias áreas (comunicação, equipamento, interiores, joalharia, moda) e vários designers.


De Geuzen www.degeuzen.org

De Geuzen é um colectivo de artistas e designers criado em 1996. O seu blog é um exemplo na sua actividade multifacetada, envolvendo múltiplas colaborações, revelando sempre um grande empenho e entusiasmo.


Ethical Performance www.ethicalperformance.com

Trata-se de um muito bom site dedicado às questões da responsabilidade social corporativa.



Eye www.eyemagazine.com

Criada pelos colaboradores da BluePrint, entre eles Rick Poynor, a revista Eye logo se tornou numa referência em termos de reflexão sobre o Design Gráfico. Mais no que uma versão electrónica da excelente versão em papel a eyemagazine.com explora os recursos electrónicos para fazer um webblog sobre histórica e teoria do design.



G8 www.g8.activist.ca

O G8 é um working group activista dedicado à reflexão e intervenção social, cultural e politica.


GRRR www.grrr.ws

O GRRR é um colectivo espanhol dedicado ao estudo e à prática do Design. A revista homónima que publicam revela o seu empenho crítico. A edição on-line é uma alternativa mais barata à versão papel.



Icon www.icon-magazine.com

A versão em papel combina o que de melhor tem uma revista de tendências (actualidade, abrangência, “estilo”) com uma revista crítica de cultura do design. A versão electrónica mantém essa qualidade explorando bem os recursos electrónicos.




Interact www.interact.com.pt

Das poucas publicações electrónicas portuguesas sobre comunicação e novas tecnologias, a Interact é editada pelo Centro de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa, também responsáveis pela publicação em papel RCL – Revista de Comunicação e Linguagens, com design de Patrícia Gouveia. Em todos os números dos 12 já editados é possível encontrar reflexões interessantes.



Inter Society For Electronic Arts www.isea-web.org

Com Sede no Canadá a Isea é um site de referência no campo das artes digitais e multimédia, acolhendo trabalhos de variadíssimos autores.


Le magazine de place publique www.place.publique.fr

Este é um dos mais dinâmicos blogs de reflexão sobre o espaço público como espaço de participação e livre construção da cidadania. O design está permanentemente envolvido, através de ateliers como os Ne Pás Plier (www.nepasplier.fr)


Limited Language www.limitedlanguage.org

Apostando num grafismo peculiar, provavelmente duvidoso, mas com a intenção clara de valorizar os conteúdos sobre a forma e ao nível dos conteúdos é um muitíssimo bom blog sobre design gráfico e cultura do design.




Massive Change www.massivechange.com

Criado pelo designer Bruce Mau, o site Massive Change (que já foi, entretanto publicado em livro) é o trabalho mais empenhado desenvolvido por Mau desde o seu Life Style. Trata-se de um trabalho excelente de reflexão sobre as transformações do mundo contemporâneo e os desafios que essas transformações colocam ao design.


Mediametic www.mediametic.net

O Mediametic é actualmente um dos melhores blogs sobre cultura do design. Criado por Mieke Gerritzen uma das mais activas designers da Holanda, o blog revela a preocupação em reflectir e intervir de uma forma activa na sociedade.



Movement Of The Imagination www.movementoftheimagination.org

Interventivo, militante e empenhado, este é um interessante blog sobre arte, design e cultura contemporânea.



No Logo www.nologo.org

No Logo começou por ser uma coluna do The Toronto Star na qual Naomi Klein publicava regularmente um artigo de opinião de reflexão sobre o poder das marcas. O pensamento crítico de Klein era influenciado pelas obras de Guy Debord (sobre a “sociedade do espectáculo”) de Michael Wolff (sobre a “economia do entretenimento” e o poder dos media) e dos historiadores e teóricos do design Ellen Lupton e J. Abott Miller. Em 1999 No Logo foi transformado em livro (publicado em português pela Relógio d’Água em 2000) e deu lugar a esta estrutura que desenvolve on-line o seu trabalho de reflexão sobre a sociedade de consumo.



Obey Giant/Andre the Giant www.obeygiant.com

No final dos anos 80, um pouco por todo o lado, começaram a aparecer Stickers evocando a figura de um lutador norte americano e contendo a legenda Obey Giant. Esse ícone anónimo deu lugar a uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea.



One + One = Thr33 www.oneplusoneequalsthree.com

One + One é uma revista de design publicada na Austrália e também um blog, dos mesmos autores, sobre cultura do design. Muito Interessante.


Plep www.plep.blogsopt.com

Graficamente sóbrio e interessante, Plep é um bom blog com uma grande abrangência no que as temas tratados diz respeito, mas sempre com um enfoque na arte e no design.







Rhizome www.rhizome.com

Blog criado por Lev Manovich autor de The Language of New Media, este é um excelente blog sobre arte digital e novos media.


Simplicity webblogs.media.mit.edu/SIMPLICITY

Blog criado pelo designer e professor do MIT Media Lab John Maeda reflecte o estilo e as preocupações do seu criador, resultando num blog actual e interessante sobre novos media e design.


Surf Station www.surfstation.lu

Interessante site sobre novas tendências, onde encontramos informação interessante e actual sobre várias áreas (música, cinema, literatura, design, etc.).


The Ressabiator www.ressabiator.blogspot.com

Criado pelo designer gráfico Mário Moura é blog de referência para os designers de comunicação em Portugal. No estilo está próximo no Design Observer. Para as pessoas da ESAD é útil também pelos comentários que vai fazendo às conferências que por lá acontecem.


The Source of Modernism www.thesourceofmodernism.blogspot.com

Blog que privilegia os temas relacionados com a arquitectura.


Tiger www.tigermagazine.org

Revista Electrónica feita no Japão e editada On-Line desde 2000 é actualmente uma referência quer em termos formais, pela sua simplicidade, quer em termos de conteúdos pela sua actualidade e abrangência.


Typotheque www.typotheque.com

A Typotheque é o estúdio de design de tipos de letra criado pelo designer Peter Bilak na Holanda. Typotheque.com vai muito além de apresentar as fontes criadas por Bilak, sendo um blog fundamental para o estudo da tipografia e do design de comunicação, partilhando um pouco do espírito da revista Dot, Dot, Dot também editada por Bilak (www.dot-dot-dot.nl).


Un Beige www.mediabistro.com/unbeige

Criado pelos membros da Mediabistro, UnBeige é um óptimo blog sobre design de comunicação e cultura visual, com um espírito que faz lembrar o Design Observer.




Un Design www.undesign.org

Site de tributo a Tibor Kalman. Tibor Kalman foi director de arte da Benneton, tendo como fotógrafo Oliviero Toscani, e a sua obra revela um dos mais interessantes e responsáveis designers de comunicação contemporâneos.




Under Consideration www.underconsideration.com

Criado em 2001 é actualmente um dos melhores blogs sobre design gráfico. Entre as iniciativas que dali nasceram destaque para o projecto de criação de uma enciclopédia de design on-line.


Un Mundo Feliz www.unmundofeliz.org

Este é um dos melhores blogs sobre cultura do design, com uma visão socialmente muito empenhada. Nele colaboram alguns dos mais interessantes teóricos de design de língua castelhana como, por exemplo, Maria Ledesma (O seu livro “El diseño gráfico, Una voz pública” é notável).


WiredJewelry www.wiredjewelry.com

Um óptimo site para quem trabalha com joalharia, com inúmeros e interessantes links.




World Changing www.worldchanging.com

Interessante blog sobre cultura contemporânea focando temas que vão desde a ecologia às novas tecnologias.



WD+RU www.deskwithdrawers.org

A WD+RU (Women’s Design Research Unit.) foi criada por Teal Triggs e começou por envolver apenas mulheres designers que desenvolviam trabalho de reflexão e combate à descriminação das mulheres. Actualmente é uma estrutura de promoção ampla da inclusão social, promovendo-a a partir do trabalho projectual.




José Manuel Bártolo
2006

No comments:

ARQUIVO

PERFIL

REACTOR é um blogue sobre cultura do design de José Bártolo (CV). Facebook. e-mail: reactor.blog@gmail.com